Existe uma dieta ideal para corredores?
Atualmente a velocidade de informações que temos acesso sobre qualquer assunto é gigantesca. O que é muito positivo e nos traz diversos benefícios, porém, o outro lado dessa mesma moeda é a falta de curadoria e responsabilidade dessa propagação da informação.
A área da Nutrição é uma das mais afetadas nesse sentido com a divulgação de informações sem embasamento técnico científico seja por praticantes de exercícios físicos, coaches, profissionais de outras áreas, nutricionistas adeptos a modinha ou por blogueiros do mundo fitness.
Na medida em que essas informações ganham as redes sociais, crescem também as confusões sobre os assuntos e os riscos para saúde ou “simplesmente” a queda de rendimento, da força e o comprometimento da massa muscular.
Então, será que existe uma dieta ideal para corredores?
Não! Não existe uma dieta ideal para corredores ou ciclistas, mas sim, a necessidade de escolher alimentos adequados para compor o cardápio diário e manter a suas necessidades calóricas atendidas de acordo com a demanda dos treinos e/ou competições.
Não importa se você é corredor profissional, amador ou até mesmo um sedentário que planeja pedalar…. Há uma dieta específica para você, de acordo com seu nível de treinamento, volume, frequência, sexo, altura e peso!
Um corredor, como qualquer atleta, deve grande parte do seu desempenho à sua dieta. Todos sabemos, ou pelo menos já ouvimos dizer o quão importante uma correta alimentação é na recuperação dos tecidos musculares e de como uma dieta desajustada pode comprometer o desempenho e a saúde..
Toda e qualquer estratégia nutricional deve ser avaliada, periodizada e individualizada. Não existem alimentos, dietas milagrosas ou protocolos revolucionários. O melhor a ser feito é a aplicação dos protocolos de Nutrição Esportiva em acordo com estratégias personalizadas para o seu caso.