A corrida está em alta e tem ganhado espaço por ser uma prática democrática, possível de ser realizada ao ar livre, nas academias ou até em casa; basta ter espaço e uma esteira. Além de proporcionar bem-estar e melhorar a saúde cardiovascular, correr pode auxiliar também no emagrecimento.
Esse tema gera muitos questionamentos, como: correr na esteira emagrece? Se você está começando na prática e deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura abaixo!
Correr emagrece?
Sim! A corrida é uma atividade física que pode auxiliar no emagrecimento, principalmente quando aliada a uma dieta equilibrada e outros hábitos saudáveis. Isso acontece porque, ao correr, o corpo produz dopamina, que, além de proporcionar bem-estar, também reduz o apetite.
Essa atividade promove a queima de gordura, mas, para emagrecer da maneira que deseja, é preciso praticar a corrida regularmente. Para otimizar os resultados, procure orientação profissional de um instrutor de corrida para que ele desenvolva um plano conforme seu condicionamento físico. Caso ainda não tenha os seus acessórios, confira nossa lista com 9 acessórios essenciais para corredores.
Mecanismos de perda de peso através da corrida
Praticar corrida emagrece a barriga e o corpo todo, além de aumentar a resistência muscular e tonificar as coxas, mesmo que você comece devagar e intercalando caminhadas com corrida. Entenda como funciona a perda de peso abaixo:
Queima de calorias: como funciona?
O emagrecimento acontece quando há déficit calórico, ou seja, quando você queima mais calorias do que ingeriu. Por isso, é preciso unir uma dieta balanceada com exercícios para você emagrecer de forma saudável. Nesse sentido, a corrida tem conquistado muitos adeptos, pois proporciona um grande gasto calórico.
Uma dúvida muito comum entre os novos corredores é: correr emagrece ou define? A resposta é que a corrida auxilia nos dois sentidos, o de emagrecer e também de definir os músculos, resultando em mudanças notáveis no corpo.
Efeito pós-treino: o que é e como ajuda no emagrecimento?
Um dos efeitos pós-treino causados pela corrida que pode auxiliar no emagrecimento é o excesso de consumo de oxigênio, conhecido como efeito “EPOC”. Ou seja, essa prática aumenta o metabolismo, ajudando na perda de peso.
Se você deseja otimizar a sua corrida, entenda por que as meias de compressão serão suas aliadas!
Para quem está começando na corrida, existe a dúvida se correr todos os dias emagrece, e a resposta é: sim. No entanto, saiba que o descanso também é fundamental para manter-se saudável, então procure a orientação profissional antes de começar, pois você pode lesionar os músculos e, em casos mais extremos, ter um esgotamento mental.
Impacto da corrida no metabolismo
A corrida é uma prática que impacta positivamente o metabolismo, aumentando o gasto calórico e a queima de gordura, o que auxilia no emagrecimento. Além de ajudar na regulação do apetite, melhora a taxa metabólica basal, conhecida como TMB, que aumenta a quantidade de calorias que o corpo queima quando está em repouso.
Benefícios adicionais da corrida para o corpo
Além do emagrecimento, a corrida oferece diversos outros benefícios ao nosso organismo; confira os principais:
Melhora a saúde mental
Correr regularmente libera endorfinas, o que pode reduzir o estresse e a ansiedade, promovendo a sensação de bem-estar. Além de estimular a autoestima e autoconfiança, melhorando também o condicionamento físico.
Melhora da saúde cardiovascular
Entre os principais benefícios da corrida, a saúde cardiovascular é um dos mais importantes. Ela melhora a circulação sanguínea e os níveis de colesterol, além de reduzir a pressão arterial, resultando em um corpo mais saudável, com menos chances de ter doenças cardíacas e hipertensão.
Melhora a qualidade do sono
Para quem busca uma noite de sono tranquila e reparadora, saiba que correr auxilia no gasto de energia. Esse gasto sinaliza ao seu corpo que está na hora de descansar e relaxar, o que facilita o início do sono e o descanso reparador.
Fortalecimento muscular e melhora da resistência
Correr regularmente desenvolve e fortalece os músculos do core, quadris e pernas, além de melhorar a resistência para atividades de alto impacto. Assim, você consegue correr cada vez mais longe e pode participar dos eventos de corrida, superando os seus limites.
Dicas para emagrecer correndo
Como vimos, é possível emagrecer correndo e, para melhorar os seus resultados, existem algumas combinações que podem ser feitas. Confira:
Mantenha a frequência e duração dos treinos
A perda de peso é um processo gradual, por isso, é preciso manter a frequência das corridas, assim como a duração dos treinos. Você pode alterar as intensidades entre leves, moderadas e intensas para a queima de gordura. Lembre-se de descansar e combinar a corrida com outros exercícios, como musculação, pular corda, nadar e mais.
Siga uma dieta equilibrada
Para emagrecer, certifique-se de consumir menos calorias do que você queima, além de ter energia o suficiente para as atividades físicas. Saiba que não existe uma dieta ideal para corredores. Por isso, procure ter uma dieta equilibrada e evite alimentos ultraprocessados e ricos em gordura ou açúcar. Se possível, consulte um nutricionista para ajustar sua dieta.
Defina estratégias para aumentar a queima de gordura
Para aumentar a queima de gordura, foque no déficit calórico e equilibre a alimentação saudável com atividades físicas. Ajustar alguns hábitos diários pode otimizar o seu emagrecimento, como dormir o suficiente para recuperação e regeneração celular, além de evitar que seus hormônios que controlam o apetite fiquem desregulados.
Fazer o gerenciamento do estresse pode auxiliar na queima de gordura, pois o estresse crônico pode aumentar a produção de cortisol. Esse hormônio auxilia no acúmulo de gordura abdominal no organismo. Para reduzir esses sintomas, você pode praticar ioga, meditação e técnicas de relaxamento.
Correr em jejum ajuda a perder peso?
Sim, pode ajudar a perder peso; porém, não é recomendado para corredores iniciantes, que podem passar mal e sentir tonturas. Treinar sem se alimentar é uma prática segura somente para quem já está acostumado a treinar em jejum. Além disso, a prática da corrida já é responsável por queimar calorias e resultar no emagrecimento.
A corrida faz perder massa muscular?
Não, somente a corrida não é capaz de levar à perda de massa muscular. No entanto, alguns fatores podem influenciar na perda ou no ganho de massa muscular, como alimentação, tipo e intensidade do treino. Por isso, se você tem a intenção de perder ou ganhar massa muscular, converse com seu nutricionista, além de variar os tipos de corridas.
Gostou do conteúdo? Se você desejar começar a correr, confira nosso conteúdo sobre a corrida de rua e seus benefícios. Até lá!