Quando nos atentamos à história das práticas esportivas, percebemos que antigamente não existiam mulheres no esporte. Esse cenário foi comum por muito tempo devido às várias restrições culturais e sociais que proibiam e desencorajavam as mulheres que desejavam praticar qualquer tipo de esporte.
Inclusive, as atletas só começaram a participar dos Jogos Olímpicos a partir de 1900, na França. Se compararmos com o início das Olimpíadas em 776 a.C, conseguimos entender a luta feminina na prática esportiva e a sua importância. Para te inspirar, trouxemos 14 histórias de mulheres no esporte que marcaram história, confira!
1. Marta
A brasileira Marta é uma das mulheres atletas mais conhecidas no mundo, afinal é a única jogadora de futebol a ganhar seis prêmios da FIFA de “Melhor Jogadora do Mundo”. Uma das maiores artilheiras da história, Marta disputou cinco edições de Jogos Olímpicos e de Copa do Mundo e tem o maior número de gols em comparação entre homens e mulheres.
Se você gosta de futebol e deseja praticar, confira 9 dicas para começar a correr e não parar. Dessa forma, você consegue aumentar o seu ritmo sem perder o fôlego.
2. Serena Williams
Serena William é uma ex-tenista profissional norte-americana que se destaca pelas conquistas em grandes premiações do tênis. Seja individual, em dupla ou dupla mista, ao todo, ela conquistou mais de 70 títulos, incluindo a WTA (Associação de Tênis Feminino), Jogos Olímpicos e mais.
William é conhecida por revolucionar a história do tênis feminino, principalmente por questões ligadas ao racismo. Aposentada das quadras desde 2022, Serena tornou-se empresária e luta pela igualdade de gênero e justiça social.
3. Rebeca Andrade
Entre as mulheres importantes no esporte da atualidade, a ginasta Rebeca Andrade se destaca por ser bicampeã olímpica e tricampeã mundial, sendo a maior medalhista da história do Brasil. De origem humilde e apenas 25 anos, Rebeca vem conquistando premiações e novos recortes para o esporte brasileiro.
4. Allyson Felix
Existem vários motivos para admirar Allyson. Além de ser a maior medalhista do atletismo das Olimpíadas, ela inaugurou o berçário na Vila Olímpica de Paris. Dessa forma, todas as atletas que eram mães puderam cuidar de seus filhos e amamentá-los durante as competições. No quesito premiações, ela já ultrapassou Usain Bolt, inclusive conseguiu quebrar o recorde mundial do jamaicano. Se você também corre, entenda o que é o pace na corrida e como calcular.
5. Maria Lorena Ramírez
A jovem indígena de apenas 22 anos surpreende por correr mais de sete horas sem treinos, acessórios ou vestimentas e tênis próprios para corrida. Maria ganhou uma ultramaratona de 50 quilômetros em Puebla no centro do México sem suplementos e equipamentos que auxiliassem no seu desempenho.
A trajetória da corredora rarámuri é marcada por vitórias incríveis, superação de desafios e uma profunda conexão com a natureza e suas raízes culturais.
6. Florence Griffith-Joyner
A velocista conhecida também como Flo-Jo nasceu em Los Angeles em 1959. Florence conquistou diversas medalhas olímpicas e bateu recordes dos 100 e 200 metros rasos. Além de ser um grande destaque nos esportes, Flo-Jo empregava tempo e recursos para ajudar crianças necessitadas.
7. Adriana Aparecida da Silva
Uma das mulheres que se destacaram no esporte, principalmente na corrida, é a brasileira Adriana. Em sua trajetória desportiva, é recordista sul-americana em maratonas e bicampeã pan-americana. Adriana começou a correr na adolescência incentivada pelo irmão, logo na primeira disputa, ela venceu uma prova de 5 quilômetros e continuou a participar de outras competições até hoje.
8. Tatiane da Silva
A corredora brasileira, nascida em Londrina, Tatiane é especializada em provas de meio fundo e obstáculos e destaca-se no âmbito nacional e internacional. Além de ter conquistado várias vitórias em diversas competições, Tatiane quebrou o recorde sul-americano dos 3.000 metros com obstáculos.
Para quem quer perder peso, saiba que a corrida pode auxiliar no emagrecimento.
9. Damiris Dantas
Damiris é uma jogadora brasileira de basquete que atualmente joga pelo time americano Minnesota Lynx. Essa atleta incrível entrou para a lista Under 30 da Forbes destacando os jogadores brasileiros mais brilhantes abaixo dos 30 anos. Fora das quadras, Damiris luta contra o racismo e já liderou protestos antirracistas devido ao preconceito da WNBA.
10. Sheilla Castro
Aposentada das quadras de vôlei desde 2022, Sheilla é uma das atletas com mais vitórias, conquistando 2 medalhas de ouro olímpicas e diversas outras premiações. Considerada uma das maiores jogadoras de voleibol do Brasil, atualmente faz parte da comissão técnica da Seleção Brasileira de Voleibol Feminino.
11. Nadia Comăneci
A ginasta romena Nadia é uma das mulheres no esporte que marcaram história, tornando-se uma ídola mundial. Considerada uma das 100 mulheres mais importantes do século XX, Nadia foi descoberta aos 6 anos. Ao realizar todos os exercícios de ginástica da época, os treinadores notaram que ela não tinha medo dos saltos nem das traves, o que a tornava uma atleta perfeita para o esporte.
12. Shelly-Ann Fraser-Pryce
Shelly é uma velocista jamaicana, conhecida como “Pocket Rocket”, ela conta com uma consistência incrível nas pistas e é considerada a maior velocista da história. Após várias conquistas no esporte que resultaram em 20 medalhas em jogos olímpicos e campeonatos mundiais, sendo 13 de ouro, Shelly se aposentou da prática do esporte e atualmente atua como comentarista de atletismo.
Confira também: Corrida de rua: o que é, tipos de treino, benefícios e mais
13. Carol Santiago
Entre as mulheres mais importantes no esporte, não podemos deixar de citar Carol Santiago. Nascida em Recife em 1985, a nadadora paralímpica conquistou 6 medalhas de ouro, 3 de prata e 1 de bronze. Carol nasceu com uma síndrome chamada Morning Glory que causa a perda parcial da visão.
Considerada a maior medalhista mulher brasileira da história dos Jogos Paralímpicos, Carol dedicou-se a criar um programa de treinamento multidisciplinar que lhe rendeu todas as medalhas que conquistou.
Com tantas histórias de mulheres no esporte, esperamos que tenha se inspirado a alcançar seus objetivos esportivos — sejam eles iniciar uma atividade física ou superar os seus limites. Se gostou deste conteúdo, continue aqui no blog da Sportbr e entenda a importância dos carboidratos nos treinos. Até lá!